quinta-feira, 31 de maio de 2007

Dualidades

É neste uníssono de destruição e vida, neste duo de ímpar e par, ying e yang, é que podemos crescer com bases sólidas…com uma personalidade forte, e completa… Sem vazios para preencher, pois o que se preenche tardiamente nunca encaixa muito bem.
É escusado eu resistir a mim mesmo…é escusado eu afastar-me de mim, pois é comigo que eu cresço, é assim que me fortaleço, enfraquecendo-me.
E mesmo que a “ele” me quisesse evadir, não obteria sucesso pois “ele” perseguir-me-ia para qualquer lado, e eu iria sabê-lo olhando um espelho! Pois o “ele” de que falo, sou, na realidade, eu… Quero dizer, é de facto uma versão minha, uma cópia algo maléfica, caindo no velho cliché de extremos que se tocam, opostos que se atraem!
Algures no tempo, tentei-lhe fugir das mãos, tentei escapar-me do poder que ele exerce sobre mim, apenas para chegar à conclusão que eu sem ele não passo dum cartucho vazio…de que eu sou mais ele do que sou eu… Não… Espera… Eu sou eu, e ele é cópia fraca, imagem que se desvanece, clone interior que pouco representa a minha personalidade! Pois a minha personalidade é um sítio escuro dentro de mim…bem dentro de mim, onde apenas eu sei chegar…ele não sabe o caminho…ele já se perdeu tantas vezes que decidiu criar o seu próprio espaço dentro de mim, sem consentimentos ou planeamentos! Apenas se apoderou de um pedaço de terreno baldio dentro do meu córtex e plantou-o: com sementes podres, impregnadas de sentimentos nefastos… embebidas em latim fétido, em emoções malignas, paixões consumidoras, amores impossíveis, homicidas!
Mas é ele que me expressa da forma mais clara; é através dele que eu consigo ser o que sou, sendo-o ele… Sempre o tive em mim, desconhecendo se fui eu que nasci primeiro ou ele…


(excerto de um trabalho em progresso)

4 comentários:

  1. "É neste UNÍSSONO de DESTRUIÇÃO e VIDA, neste duo de ímpar e par, ying e yang, é que podemos crescer com bases SÓLIDAS…com uma personalidade FORTE, e COMPLETA… Sem vazios para preencher, pois o que "se preenche tardiamente nunca encaixa muito bem."
    "É escusado eu resistir a mim mesmo…é escusado eu afastar-me de mim, pois é comigo que eu cresço, é assim que me FORTALEÇO, ENFRAQUECENDO-ME"."

    (As maiúsculas e aspas no meio do texto foram selecções com as quais pretendo comentar.)

    Gostei da ligação entre a destruição/vida (uníssono), é um conclusão que me agrada pois comparando a um poema que me lembrei, ou melhor a uns versos do poema que falava sobre a vida que li algures por ai:
    Escada sem corrimão

    É uma escada em caracol
    e que nao tem corrimao
    vai a caminho do sol
    mas nunca passa do chao

    OS DEGRAUS QUANTO MAIS ALTOS
    MAIS ESTRAGADOS SAO
    NEM SUSTOS NEM SOBRESSALTOS SERVEM SEQER DE LIÇÃO (...)

    Á medida que os anos vão passando há uma degradação física e psicológica (destruição) da "vida"

    O poema e super banal, mas pronto isto para te poder transmitir que esta conclusão de unir a vida com a destruição a meu ver foi brilhante.
    Depois a ligação que fazes com o crescimento e a dependência dele desse par destruição vida, tb me agrada particularmente.
    E a história do "me fortaleço, enfraquecendo-me" á sabes a minha opinião.
    E quanto ao resto do texto, não é que não tenha necessidade de particularizar por nao ser tao deliciante quanto à introdução é apenas por agora te particularizares a ti a partir daqui, e na globalidade acho um trocadilho engraçado personificares a tua mente e condirerares-te dois mas ao mesmo tempo concluires que es um so, isto para indirectamente mostrares aos demais (ja me pegaste esta) que mesmo tentando fugires aos teus defeitos, tens de sobreviver com eles, aceitá-los e evoluindo assim mesmo. Mostras a tua incapacidade para transformá-la naquilo que querias e sonharas, também, pelo menos a mim, pareces querer mostrar que ela é a principal razão pelas consequencias que tiveste de passar em relação aos problemas que ela causou.

    Bem esta shit toda para dizer que es fantastico, e que o texto esta divino.

    Beijinhos, e espero ter entendido bem a ideia do texto senao, passo uam vergonha daquelas e ponho mais uma vez a prova a minha ingenuidade.

    ResponderEliminar
  2. Bem, estou há meia hora a tentar comentar-te o texto, primeiro porque estou a fazer mil e uma coisas ao mesmo tempo e segundo (e óbvio) porque o texto está super bem escrito e o meu cerebro está a 5 à hora! Mas acho que agora vou ser capaz =P

    Penso que todos nós temos essa "cópia maléfica" dentro de nós, que nos instiga e obriga muitas vezes a fazer algo que não devemos, que não queremos... Atrevo-me a perquntar se não será o nosso lado animal, aquele lado que nos obriga a fazer tudo por tudo para sobrevivermos, por muito que prejudiquemos e magoemos família, amigos e até desconhecidos, mas que no fundo não deixam de ser pessoas. Caso seja, és mais do que isso =P

    Continua com o bom trabalho! ;)

    ResponderEliminar
  3. Não sei se te entendi na perfeição mas aprendermos a lidar connosco proprios e com as diferentes personalidades que por vezes emergem não é facil. Eu nem lidar com o melhor consigo:)))).

    Beijo

    ResponderEliminar