segunda-feira, 21 de maio de 2007

"Auani"

Envoltos numa imensidão de branco, tanto que ofusca a vista, acercamo-nos todos, bem próximos uns dos outros, mesmo daqueles a que estamos habituados a olhar de longe. Num clima intimista, uns sons primitivos iniciam a sua dança no meio de nós...questionamo-nos todos: Que se passa? Que sons são estes? O que é que eles vão fazer? Eles, os que estão sentados numa roda branca ela também; eles, brancos todos eles, não estão a mais que um braço de distância, podemos tocá-los, podemos senti-los, sentir a respiração, o tremer, o cabelo, os dedos, as mãos... As mãos começaram a mexer... Caminham lentamente na direcção de um abraço...um abraço redondo, branco, tranquilo, quase infantil...relaxante de tal forma, que eles descansam a cabeça uns nos outros... Começamo-nos a sentir pacíficos também, naturais mesmo...crianças de novo. E é então que retomam a posição inicial e encontram prazer no chão...alcançam-no, e colhem uma pequena semente, semente fértil, símbolo da vida! Passeiam-na entre o céu e o coração, para voltarem à mãe, à natureza.
Mais tarde, passam a tecer uns fios no meio da roda, brancos também eles. E é aí que entoam a canção: "Auani kuni auani, au au au bistana saia, auani bistini". É linda, é simples, é básica esta canção, e as vozes deles todas juntas, ecoam no nosso coração que nunca esteve tão próximo de nós mesmos.
Mas algo corre mal...O negro encontra uma brecha e invade-nos...invade-os! Trocam o branco pelo negro. E começam a morrer num ritmo crescente e desesperante... O nosso coração aperta! Sofremos nós também, ao ver, a menos dum braço de distância, tudo a morrer... Tudo a desaparecer, assim, em poucos minutos, causado por nós próprios!
Instala-se o silêncio...não se ouve nada, até as cortinas parecem compactuar, pois pararam de abanar ao vento, pararam de emitir ruídos... Porém, rompendo o silêncio, volta aquela canção... Volta na forma de suspiros, que crescem, florescem, germinam, e transforma-se em autênticos uivos de alegria! Já todos nós batemos o pé em êxtase! Todos nós, já regalados com o branco que julgámos ser só deles, entoamos a mesma canção em uníssono, esperançosos pelo futuro!

5 comentários:

  1. Lindo, lindo ,o que escreveste sobre o nosso trabalho!É espantoso o entendimento e o sentimento que revelas! para mim só por ter lido isto ..... VALEU!

    ResponderEliminar
  2. Eh pá! O que é que hei-de dizer?!
    Achei a peça mesmo FANTÁSTICA! EXCELENTE! ADOREI!
    A sério, achei mesmo muito boa. Conseguiram transmitir a vossa ideia e tocar-nos. E estarem ali tão perto... Devo confessar que ao princípio até me assustei um bocadinho (eu e a minha aversão a palcos) mas adorei estar ali e de certa maneira acabar por fazer parte "do branco que julguei ser só vosso".
    Estão todos de parabéns! Continuem com as vossas peças "Wooow!" como diz a Cláudia.

    P.S.: Só não gostei de não receber abracinho! =P Nunca me dão nada, pá! Já o ano passado não recebi nem nuvens, nem estrelas, nem nada... Assim fico chateada! =P (just kiding)
    Bem, "auani kuni auani, au au au bistana saia, auani bistini" (que isto não me sai d cabeça!)

    ResponderEliminar
  3. Auani so existe porque eu e o Ti existimos se não , não havia auani para ninguem.estamos entendidos?
    Mau! =p

    ResponderEliminar
  4. pois bem, hj espero conseguir dzr mais alguma coisa do k no proprio dia da peça, em k cm a Sara referiu, eu n achei palavras pa descrever a peça, de tao original k ela é. Portanto, aki fica mais uma x, a expressao designatória do meu espanto: Wooooow!

    LoLoL! ..enfim, estao tds de Parabens pelo excelente trabalho! :) gostei msm! Foi msm mt a frente, diferente de tudo!esta peça foi uma surpresa k excedeu as expectativas =) continuem ;)

    "Auani kuni auani / au au au bistana saia / auani bistini"

    xD

    é dakelas musicas k entra no ouvido e nc mais d la sai =P

    (ahh sim..pois claro o texto em si..n o comentei =/ LoLoL! expressa bem a peça em si, é um texto bonito k transmite imensas sensações. Mas claro está, nd como estar msm lá, cm eu tive o prazer de estar! =D)

    P.S: esta é pa Sara: eu tive direito a abracinho sim, e tou feliz por isso xD hummm =P toma toma! LoLoL! pa proxima es tu, va k eu deixo =P ..sim pk espero ter o prazer de assistir a mts outras proximas!

    *=)*

    ResponderEliminar
  5. :')
    já te disse mas n m importo de repetir :P :
    muitos parabéns, para ti e para os teus colegas, estiveram todos mto bem!!!!!!
    n estava à espera de nada assim, adorei, foi mto forte...
    obrigada por me teres convidado :')

    o joh (q n se chama joao!! xD) tmb gostou imenso, estou a falar por ele, n devia, mas podemos acreditar q m vai perdoar s tivermos em conta q passou metade da semana a cantar o "auani" cada vez que me via...

    obrigada Ricardo...um grande beijinho!!

    ResponderEliminar