terça-feira, 29 de julho de 2008

Momentos

Há momentos na vida de uma pessoa que definem tudo! Apenas uma decisão, aparentemente inofensiva, pode levar a dias e dias de alegria, anos até! A momentos fantásticos, apenas possíveis por causa daquela escolha! É espantoso como a vida depende destas coisas mais pequenas!
Mas mais espantoso ainda é a forma como conversas, banais até, nos marcam profundamente. Um certo tom de voz, que disfere certas palavras, rasga-nos a pele, despedaça-nos os ossos e põe-nos de joelhos, totalmente inofensivos e com a guarda para baixo. Um punhal, cravado nas costas.
Há palavras, frases que doiem tanto. E as piores são aquelas deitadas cá para fora sem qualquer filtro racional, aquelas que se dizem e quando estão cá fora, para qualquer ouvido alheio ouvir, pensa-se: "eisch..."
E o pior é quando esse "eisch..." nem sequer é proferido. Ou pensado. Significa que se disse o que se disse, não racionalmente, mas emotivamente, estado onde as palavras são mais verdadeiras, são elas próprias, sem qualquer conceito de politicamente correcto ou sem qualquer cuidado, sem pantufas...
Mas é com estas coisas que aprendemos! Para a próxima já sei o que esperar. Já sei o que antecipar. Já saberei pensar para mim próprio nesta alternativa de discurso.
Fui apanhado fora de guarda, o escudo estava em baixo, a espada embainhada.
E, de capa ao ombro, caí, morto por preposições, advérbios, verbos, adjectivos, nomes... Já o que esperar? Não, agora é que não sei mesmo...

2 comentários:

  1. Por vezes, é nesse tear de palavras - que nos trazem alegria ou nos intimidam por um espanto gelado - que ficamos a conhecer a profundidade de uma razão instintiva, sem qualquer sentido, do que é o ser humano... é necessário esperarmos tudo de qualquer pessoa (até mesmo de nós próprios!)mas, principalmente, aprendermos com isso!

    Beijocas grandes!*

    ResponderEliminar
  2. Poderosa a palavra não é?!:)

    Beijinho, desculpa a ausencia mas já sabes que as vezes sou um bicho do mato:)

    ResponderEliminar