quarta-feira, 20 de setembro de 2006

Esperança Média De Vida = 25 Anos

Relato-vos a minha história a partir de um dos meus sítios favoritos da minha casa: um canto obscuro do meu quarto, que se trata de uma espécie de anexo ao nosso barracão. Para convencer o vizinho a ceder-nos um pouco de espaço foi o cargo dos diabos! Teve de ser a minha mãe a convencê-lo...numa noite foi ter com ele...e quando voltou, já de madrugada, ouvia a chorar na cama...
Vivo com a minha mãe, com o meu avô e com o meu padrasto...O meu pai, esse nunca o conheci. A minha mãe diz-me que morreu quando eu tinha menos de 1 ano...mas cá para mim, ele não quis saber e fugiu! Ele não gosta de mim! Já a minha mãe não, ela gosta muito de mim! Diz-mo todos os dias, tirando quando bebe demasiado...coisa que se está a tornar numa constante! Mas o meu avô diz que ela há-de parar de beber, um dia destes...quer dizer...não diz...ele já não fala há um bom tempo, mas quando lhe pergunto "A mãe vai ficar bem não vai?", ele acena sempre a cabeça, enquanto continua a olhar fixamente para o vazio...E sempre ouvi dizer que os mais velhos têm sempre razão!
Eu vivo num desses sítios a que as pessoas chamam de "guetos"...moro num bairro social...construído com lata, chapa e madeira podre...O meu nome não interessa...tratem-me por "Fininho"...Toda a gente me trata assim porque sou muito magro e franzino.
Desengane-se quem pensa que não tenho amigos! Tenho sim...não os posso chamar de "bons amigos", mas são os amigos que Deus me deu, e por isso sou muito grato a eles.
Mas eu tinha três bons amigos! Formávamos um grupo e pêras! Metíamo-nos em tantas aventuras, assim como em sarilhos! Mas encobríamo-nos sempre uns aos outros, e se um fosse apanhado, os outros três confessavam a cumplicidade não existente! Que amigos que eles eram...nunca mais me vou esquecer daquela vez em que estava a passar por uma pastelaria e vi na montra uns bolos com um aspecto divinal! Até comentei com eles de que nunca comeria um bolo daqueles...e foi então que o Chico fez-nos entrar lá e, enquanto ele distraia os empregados com questões da vida como "Onde posso comprar um preservativo? Que tamanhos e sabores é que há?", e coisas do género; o Anderson fazia malabarismos com uma bola feita de meias, e eu e o Pitosga (que tinha essa alcunha porque era cego de um olho) fomos roubar os bolos! Lembro-me que nunca comi tão bem como nessa tarde!
Mas...infelizmente, numa tarde chuvosa foram os três mortos a tiro, enquanto tentavam ganhar uns trocos...Estavam a vender droga aqui no bairro e a polícia decidiu fazer uma rusga nesse mesmo dia...e o Chico, que tinha uma arma, começou a disparar nos polícias e eles ripostaram...mas com melhor pontaria...Mas pelo menos eles conseguiram o sonho deles: morrerem juntos...eu também partilhava esse desejo...mas, infelizmente, estava com febre nesse dia e a minha mãe trancou-me a porta do quarto com uma cadeira encostada à mesma, para eu não ir para a rua!
Por mais incrível que me tenha parecido, nesse dia não chorei...apenas sentei-me ao lado do meu avô...enquanto o acompanhava a olhar para o "nada"...a olhar para a minha vida e a pensar que, se calhar, teria sido melhor eu ter morrido com eles! Sempre ouvi dizer que as crianças não vão para o inferno...e eu, com 11 anos, ainda sou uma criança (como insiste a minha mãe); e não me pareça que em adulto consiga ir para o Céu...
Não é que eu queira ser traficante...mas que outras hipóteses me restam? Que mais posso eu fazer, apenas com o 4º ano e com toda esta "sabedoria de rua"? Quem mais posso eu ser, senão um marginalzinho qualquer?
Olho para o meu avô e penso para mim mesmo que eu sou mais sortudo do que ele...apenas pelo simples facto de que é muito difícil chegar à idade dele, para mim...de certeza que serei morto a tiro, ou morrerei de uma outra forma qualquer muito mais cedo!
O mais irónico é que não me preocupo com isso...já me esqueci da primeira vez que me apontaram uma arma à cara...e, durante a noite, já há muito tempo que não acordo ao ouvir disparos...apenas penso para mim mesmo: "Mais uma pobre alma, um pobre 'Zé-Ninguém' que acaba de partir desta realidade cruel...Quando terei eu a sorte dele?"


(Texto fictício)

7 comentários:

  1. Porque desde o primeiro dia me apaixonei peLa tua forma de escrever,foi por ela que te conheci=)

    Essa história é ficticia para ti,mas tantas e piores que essas andam mm a nosso lado!

    Um beijinhooo meu rapaz!

    ResponderEliminar
  2. humm...."meu rapaz" ... ui ! lol =p gostei .
    Passei so para dizer ola =)
    *

    ResponderEliminar
  3. ora aki temos um texto k retrata uma realidade k nos parece tao distante, mas k infelizmente está tao perto :s

    *=)* bom fim d semana =P

    ResponderEliminar
  4. Á medida que ia lendo ia estranhando este tipo de acontecimentos, pelo pouco que te conheço...haviam duas coisas que nao faziam qualquer sentido:
    1ºEste não é o teu estilo de rapaz, não sei porque o sinto....
    2º 1 rapaz que vive num bairro social...não iria escrever como um Nicholas Sparks...estou a ser um bocado discriminadora porém o mais provável acontecer a um rapaz com este ambiente é desinteressar-se pela escola...

    Quando terminei e vi lá bem em baixo um "texto fictício" suspirei de alívio...
    Quem diria...que o meu amigo Ricky já tivesse vivido por tanto...meu deus.
    Infelizmente é a realidade de muitos jovens :(
    Um bjao pa ti continua a escrever, pke adoro ler-te, pke tens jeito....Volta sempre!

    ResponderEliminar
  5. Um texto fictício que relata muito bem uma outra realidade...

    ResponderEliminar
  6. EU MATO-TE!

    fui lendo ot exto e tava a fikar k bued pena de ti... MM BUEEE e no fim..texto ficticio!

    pegaste-me ao texto! es o best

    ResponderEliminar
  7. pela 2ª vez (a 1ª foi cm o texto lindo que escrevest sobre a tua avó)tive de suster as lágrimas para não chorar...
    parabéns! escrever assim de forma tão tocante sobre uma realidade que não é a tua...e sem precisar de chocar...pq a vida de miudos assim pode ser mto mais chocante...mais horrível...mas no fim tudo se resume ao mesmo vazio...mesma vontade de desistir...acho eu...está mesmo lindo!!

    ResponderEliminar