segunda-feira, 8 de maio de 2006

Podia Estar Em Qualquer Lugar, Mas Não Estou. E Por Isso, Eu Agora Quero Estar Aqui


-Olá! Tudo bem?!
-Bem, obrigado! Então vocês são...?
-Eu sou o Eliseu.
-Eu sou a Catarina.
-Eu sou a Andreia.
-Eu sou a Filipa.
-Olá, olá! Eu sou o Tiago.
-Já 'conhecestes' o pessoal, oh meu! 'Bora lá entrar, mas é, p'ra fazer uma 'baita' de cenas maradas, 'tás a ver?
-'Ja', 'stôra'... Não sei o que é que se vai passar, mas espero conseguir fazer essas cenas! Se há coisa que gosto de ser, é marado.
-Vieste ao sítio certo, pá!
------------------------------
-Oláaaaaaaa! Há tanto tempo! 'Tão bonzinhos?
-'Tamos, e tu? 'Tás boa? Olha, estes são os "novos". É o Tiago, a Marta e o Ricardo.
-Eu quero toda a gente a cumprimentar toda a gente, okay? 'Tão parvos, ou quê?!
-Claro, 'stôra', longe de mim.
-É... és 'baita' de fresca, tu, pá.
-Olá, sou eu o Tiago.
-Okay, vamos começar? Então p'ra já, dêem as mãos. A esquerda por baixo e a direita por cima. Uma coisa fixe que ajuda a decorar os nomes uns dos outros, p'ra quem ainda não se conhece, é cantando isto: No Grupo de Teatro A-E-I-O-U, no Grupo de Teatro A-E-I-O-U. Nesse grupo havia uma...
-Não faço ideia!
-Ah, mas tens de fazer, então?
-Okay, vou tentar...
------------------------------
-Imaginem que se encontram deitados sobre a areia, a ouvir os sons das ondas do mar. Lenta e carinhosamente, vão remexendo a areia com a palma das mãos, e sentem como é bom agarrar as pedrinhas... Ouvem, ao longe, os sons das gaivotas, que vão voando uma por uma acima das vossas cabeças. Permanecem, contudo, deitados sobre a areia... Consideram, quando for um bom dia, que devem tirar a roupa, para que se possam sentir mais leves... Começam por tirar a vossa t-shirt, que tem uma cor especial, que vocês escolheram de propósito para aquele dia, pois sabem que algo de que vocês estão à espera, vai acontecer mais tarde ou mais cedo. Enquanto não acontece, sintam, em todas as partes do vosso corpo, o conforto de estarem deitados na areia sem qualquer roupa. Começam pela cabeça, passando para a nuca, o pescoço, as costas, os órgãos sexuais, as pernas, os joelhos, e finalmente, os pés, até à ponta das unhas. Quando acharem que está um bom dia para isso, comecem a levantar as costas, até se sentarem... O mar... o mar, é especial. Sentem que talvez devessem tocá-lo... e sentir a água nas mãos suaves de cada um... passar a água pela cara, por todo o corpo... Então, começam a caminhar junto ao mar, levemente, tal como as ondas levemente afagam a areia, e a abraçam... Passa mais uma gaivota, e outra... Elas disfrutam de poderem viver os céus, e nós... de olhar para elas e para o céu. Há nuvens com formas engraçadas... umas parecem flores, outras parecem folhas, outras montanhas, e outras... são apenas nuvens... Cada um ao seu ritmo, quando achar que o deve fazer, levanta-se... E sintam o impacto que teve em vocês, imaginarem os sítios fantásticos com que cada um sonhou...
------------------------------
-Dêem as mãos, e lembrem-se que é a esquerda por debaixo e a direita por cima. Olha lá, oh miúda! Que cena é essa? Não ouviste o que te disse?! Vá, vamos começar esta canção pela maneira mais calma, depois vamos acelerando: Ontara, tu ta re, tu re so ham...Ontara, tu ta re, tu re so ham...
------------------------------
-Acho que é altura de começarmos a falar em trabalhar a sério, e o que é que eu quero dizer com isto? Quero dizer que o Grupo de Teatro vai fazer 20 anos, e que uma boa ideia para marcar os 20 anos, seria que cada um pensasse no que, para ele ou ela, é o Teatro, é estar no Grupo de Teatro. Talvez para os mais novos seja um pouco agressivo pensarem já nisso, até porque o tempo que cá estão não é assim tão grande, não é... Por isso, não sei se devam pensar nos vossos textos p'ra já, mas se se sentirem na necessidade disso, escrevem.
------------------------------
-Ele tem um texto, eu sei que ele tem! Não quer é dizer!
-Não, eu não tenho texto nenhum, a sério! Eu prometo que p'rá semana já trago qualquer coisa, prometo mesmo!
------------------------------
-Oh amigo, tens de dizer mais alto! Que cena é essa, então? Mais alto, faz favor!
-(Fónix... não me estão a ajudar nada...)
-Não, acho que 'tá bom... Não quero é que faças esses gestos assim, mas o texto em si 'tá bom.
------------------------------
-Que merda, pá! Será que já são quase 21h00? Eu preciso de saber as horas! Alguém tem horas?! Ainda agora fui à casa-de-banho, já quero lá ir outra vez!!!
------------------------------
-Foi fixe, ou não foi fixe?! Hein?! Correu bem! Não tem problema nenhum sentir nervosismo... É só sinal de que as coisas vão correr bem! Porque se o pessoal não se atina e pensa "ah e tal, já fiz uma vez, já sei como é", só vai fazer trampa, percebes?
-'Ja', 'ja'... Percebi!

3 comentários:

  1. mai nada!!! =P ´tás ouvir ó! xD o que mais me faz rir é que a stôra fala exactamente assim!! hehee Muito bem escrito! uns 6 meses (mais coisa menos coisa) resumidos nesse texto! e já agora aproveito para te dar publicamente os parabéns pela tua "ideia", "representação"...epá pela tua "coisa" que vais fazer no teatro! Ficou mesmo muito bom =)

    ResponderEliminar
  2. como é k anda por aqui o luminescente?? areia nas maos é? andas a treinar para o verao tou a ver... força contigo, ora entao umgrande bem haja

    ResponderEliminar
  3. Sexta-feira.18H30min.pavilhao sem nome.porta sem nome.enfim..foi a coisa mais significante e espectacular eu ter entrado neste grupo de teatro. Ainda hj me pergunto porque disse que sim, ainda hoje me pergunto o que é teatro, ainda hoje estou lá... se aquilo nao faz bem a alma entao nao sei o que faz!

    ResponderEliminar