segunda-feira, 27 de março de 2006

Engaiolado


No que pensará um pássaro numa gaiola? Será que ele pensa em ser livre ou se dá por contente de estar a salvo dos perigos do exterior? Será ele, então, aventureiro ou cautelista? Não estará o pássaro a ser infiel aos seus donos, que o alimentam e lhe dão carinho, ao pensar em ser livre, em fugir da gaiola?

Eu acho é que é da natureza do pássaro querer voar, e numa gaiola, por muito grande que seja, ele não tem o espaço necessário para voar, pois mesmo que esse espaço seja muito, será sempre o mesmo e o pássaro aborrerce-á de voar sempre no mesmo espaço.
Estas perguntas vieram-me à cabeça quando me deslumbrava com uma gaiola enorme de pássaros de várias espécies...então lembrei-me de todos os animais (incluindo seres humanos) que estão aprisionados de todos os modos possíveis, por qualquer razão que seja...

3 comentários:

  1. Não é facil estar preso, mas se reparares bem na vida, tu passas preso a mais coisas que esses passaros que viste numa gaiola.

    Eles tem o espaço condicionado, e tu quantas vezes não tens a mente condicionada, nem os sonhos podes viver.

    Pensa e escreve sobre a prisão do pensamento, a forma como somos castrados pela sociedade e o que nos obrigam a pensar, mesmo que seja apenas por sugestão.

    ResponderEliminar
  2. estar preso é contra a natureza do animal, seja ele humano ou não. se esse pássaro visse que a "porta" (não se é porta que se chama =S) aberta ele iria sair sem pensar duas vezes... (até porque os animais não pensam) e se pensares bem, não era o que tu fazias nessa situação?? é uma questão de instintos primários.
    por outro lado há sempre a "prisão" que o "ouvinte" mencionou e que muitas vezes ainda é pior do que a prisão física..

    ResponderEliminar
  3. Estar preso é contra natureza de qualquer ser vivo inocente. Bom dia

    ResponderEliminar