segunda-feira, 6 de fevereiro de 2006

Questões Polémicas - Discriminação


Venho-vos falar, ou escrever, de um assunto muito polémico, que mesmo no séc. XXI ainda não é uma questão ultrapassada, a questão da discriminação; e não só racial, como sexual, religiosa etc...
Devo dizer desde já que eu sou fortemente contra qualquer tipo de atentado à dignidade e à vida humana, achando por isso revoltante qualquer forma de discriminação!

Começemos pela mais falada actualmente, a discriminação sexual, ou melhor a discriminação por causa da sexualidade de cada um. Ora o fim da frase diz tudo, de cada um; é verdade que vivemos em sociedade, mas apenas acho mal o que poderá prejudicar a sociedade, então a escolha de cada um de beber café de manhã ou beber sumo não afecta ninguém, isto para dizer que as escolhas são de cada um, e quem escolhe ser homossexual ou não, não é por isso que é inferior a outros! Acho deveras estúpido, perdoem-me a expressão mas adequa-se ao caso, alguém ser posto para trás ou ser privado de direitos só porque é gay ou lésbica! A questão do casamento, por exemplo, já é um assunto ultrapassado pelas sociedades, não só tecnologicamente, como mentalmente avançadas, sendo o nosso país um antro de ignorância, ainda impedindo que duas mulheres, ou homens, se juntem no papel, quando na vida do dia-a-dia já estão juntas! Compreendo a proibição do casamento pela Igreja, isso é compreensível já que a Igreja actual é ainda mais retrógada do que era na Idade Média (pelo menos já não queimamos bruxas); mas agora, proibír duas cidadãs de se casarem pelos papeis é uma atitude repudiante, já que infrige os direitos que cada um tem à liberdade de escolha, na qual se insere a escolha da sexualidade! E este aspecto não diz só às escolhas de sexualidade, mas também à discriminação das mulheres, ou homens (passa-se menos mas acontece ainda). Ninguém pode escolher com que corpo, ou sexo, irá nascer, por isso ninguém pode discriminar uma pessoa por ser isto ou aquilo; além disso todos nós somos capazes das mesmas coisas, talvez no campo físico não (dificuldade muitas vezes ultrapassada por mulheres) mas de certeza que no campo mental todos nós (homens e mulheres) somos capazes de bons resultados, e por isso não vejo qualquer razão à discriminação sexual!

Em seguida passo para a discriminação racial, a atitude mais retrógada e ignorante alguma vez tomada (ah não a mais ignorante foi pôr um bando de pessoas com tempo livre a mais numa casa e filmá-las 24 horas por dia). Repudio bastante quem discrimina alguém só por causa das suas raízes ou da sua côr de pele. Acho isso uma forma de pensar, quer dizer acho isso uma forma de não pensar, pois quem pensa deverá ser minimamente inteligente para não fazer julgamentos por causa da côr de alguém. Aliás, a raça humana (sim, porque não existe a raça africana, a raça asiática...só a humana!) começou em África, isto é a origem de todos nós é, em absoluto, na África; então porque é que as pessoas dizem "vai pá tua terra"? Só demonstra burrice e falta de conhecimento do quer que seja!

Por fim refiro-me brevemente à discriminação religiosa, actualmente mais identificável na Irlanda e nos países Árabes. Mais uma vez defendo a ideia que qualquer atitude contra a dignidade e vida humana é condenável. Com isto quero dizer que nenhuma religião se deve achar superior à outra, sendo a religião como um assunto que diz respeito à fé de cada um, que diz respeito ao que cada um acredita, ou seja, sendo a religião subjectiva a cada um, ninguém pode ser discriminado, uma vez mais, pelas escolhas que toma nem pelas crenças que tem! Mas nenhuma religião tem o direito de tomar alguma atitude contra a dignidade e vida humanas!

3 comentários:

  1. Olaaaaa =)
    cm tu proprio dissest "bem axo k ficou xcelente", bem eu n acho eu tenha a certeza :P
    bom, o texto ta mt fixe ;)
    epa acho k tb faz falta d x em kd publicares deste tipo d textos aki no blog, as pessoas devem realemnte reflectir na maneira cm tratam os outros, uma x k somos tds iguais e tds temos os mesmos direitos e deveres.
    Va bou andando****xauzito e continuem c este projecto do blog, k s estaoa asair espantosamente bem ;)

    ResponderEliminar
  2. Sim, está claro que devemos ser interculturalistas, e não etnocentristas, tendo por base os meus conhecimentos de Filosofia. A discriminação é deveras repugnante, seja sexual, racial ou religiosa. Cada um é livre, não de fazer aquilo que quer, mas de ser aquilo que é. Este texto faz lembrar uma reportagem bastante profissional. Continua com o projecto do blog!

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente contigo (tirando na raça humana... é 1 espécie, não 1 raça..)!
    Sempre me considerei uma pessoa tolerante e, infelizmente, toda a minha vida tive que conviver com pessoas intolerantes, sendo algumas delas pessoas de quem muito gosto. Por isso, fico muito triste quando me dizem coisas como "se casares com um preto não vou ao teu casamento" e ainda fico mais triste por saber que é uma das minhas recordações mais antigas.
    Concordo também contigo que a nossa sociedade seja tão retrogada quanto à orientação sexual das pessoas (e não sexualidade, isso tem a ver com mulher/homem, e não gays e lésbicas), principalmente a Igreja, que infelizmente ainda tem hoje uma grande influência (muitas vezes negativa, e daí o inflelizmente) na nossa sociedade.
    Quanto à liberdade religiosa, volto a concordar contigo, apesar de às vezes poder não parecer (e peço desculpa se nessas vezes ofendi alguém, não era essa a minha intenção), mas não tem a ver com intorelância, apenas opinião sobre a religião católica.

    ResponderEliminar