terça-feira, 10 de janeiro de 2006

Presidenciais

Estava numa aula e deu-me na "venheta" publicar um artigo do tipo crónica. E pensei cá para os meus botões: "Uma crónica deve ser sobre um assunto polémico e actual", ora que melhor assunto polémico e actual arranjam se não for as eleições presidenciais. Então cá vai.
Eu, apesar de ainda não poder ser um cidadão votante, tenho as minhas opiniões bem formadas graças ao gostar de estar informado. E, pelo menos é o que eu acho, um candidato nos comício deve falar sobre ideias que ele tem para melhorar a situação do país. Mas apenas vejo o candidato Cavaco Silva a "pavonear-se" por aí, feliz e contente por causa das sondagens, e ainda não ouvi uma única ideia dele! É como ouvi um comentador político a dizer "Votar no candidato Cavaco é dar-lhe carta branca", isto é, votar nele sem saber o que ele pretende para o país pode ser muito perigoso. Não digo que ele seja um Nuno da Câmara Pereira e que reanime a monarquia, mas ele é um candidato de direita (factor perigoso, a meu ver) e muito "amigo" dos grandes empresários...veja-se pelos seus custos de campanha, supostamente suportados por ele. Cavaco Silva é de longe o candidato que mais gasta na publicidade da sua campanha.
Mas chega de falar de Cavaco Silva, ou do "papão sopinha de massa" como o costumo chamar. Falemos do candidato de esquerda com mais apoios, Mário Soares. Diga-se de passagem que ele poem em prática o que dizemos sempre aos nossos avós "Tens de arranjar alguma actividade para te distraíres", ora Soares ouviu isto e pensou que podia voltar à política mas desta vez só como hobby. E assim parece, porque ele não está a levar a campanha muito a sério, porque: 1º não para de repetir que vai ganhar e que tem a certeza disso, não deve ver muita TV, se visse talvez repararia que ainda tem muita desvantagem em relação a Cavaco nas sondagens; e 2º não para de repetir a ideia que disse atrás nesta crónica, que Cavaco não diz nada; sei que é importante fazer com que os portugueses vejam isso, mas por amor de Deus, Soares em todos os comícios diz "Não falarei sobre Cavaco" mas acaba sempre por mencionar o candidato de direita!
Depois temos o "outsider" Manuel Alegre, que é visto como o patinho feio do PS, ninguém o apoia mas de certeza que roubará muitos votos a muitos melitantes do PS.
Passando de uma esquerda mais central, para outra mais extremista, falemos de Francisco Louçã, que é o único que fala realmente sobre assuntos importantes e que interessam ao povo português. Claro que alguns ataques são sempre importantes num bom comício, mas ele fala realmente em ideias suas! Aplaudo o candidato Louçã, ainda mais quando ele diz que despediria o Alberto Jão Jardim, pessoa que me consegue realmente irritar; como é que alguém mal educado e um "borrachão" consegue ser presidente de alguma coisa! Ainda por cima já moldou tão bem o rabo na cadeira que nunca mais sai de lá!
Por fim falemos do ,agora rejuvenescido, Jerónimo de Sousa. Digo rejuvenescido pois as suas ideias deixaram de ser próprias para inícios do séc. XX e evoluíram até ao tempo do 25 de Abril. Só falta um bocadinho assim e o candidato do PCP começará a falar sobre assuntos actuais.

2 comentários:

  1. Digamos que as únicas coisas que eu gosto em política são, basicamente, debates mensais, onde eles próprios se riem uns dos outros, e eleições. Gosto ainda mais de ver os resultados, porque sim, interessa-me saber quem é que vai cuidar das contas de toda uma casa que é este país, e quem é que vai ficar caladinho no seu Palácio de Belém. Fale-se de Sampaio, por exemplo. Não sei muito bem distinguir o que um Presidente da República deve ou não fazer, mas... Sampaio interviu muito pouco. Por si só, os Chefes de Estado não são o Governo, pelo que não devem interferir totalmente, mas... Interferem um pouco só, não?
    Agora, sou totalmente contra o candidato da direita, que só por causa dele se introduziu uma nova palavra no léxico Português, absolutamente indispensável: "Cavaquismo; cavaquista, etc.". E depois porque não sou um social democrata. Louçã, muito bem, é da esquerda, tem ideias muito boas, provavelmente impensáveis por parte dos outros candidatos, mas não sou "Esquerdista", pelo menos não do bloco.
    Os "Centristas" não concorrem...
    Sobram os comunistas, com Jerónimo de Sousa a não ter o cuidado de enquanto discursa, limpar os cantos da boca, que se enchem de espuma. Apoia os ideais de Karl Marx e Lenine (pelo menos ouvi alguém já gritar "viva o Marxismo-Leninismo!!!"), o que não é favorável.
    Manuel Alegre foi já uma vez criticado por Marcelo Rebelo de Sousa, e com razão: "Manuel Alegre é um poeta, não é um político". Acho que os senhores deputados, candidatos, ou coisa que os valha, deviam ouvir mais atentamente o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa.
    Resta-me falar de Mário Soares, que de facto, foi contra a sua promessa de não voltar a entrar no mundo político, mas... Não resistiu. Sou um socialista e apoio Soares, embora seja verdade que o homem já não tem idade para isto... Ainda lhe dá um treco!

    ResponderEliminar
  2. para voces os dois -_- no comments para o ricardo...isso sao coisas que se façam nas aulas ? ai ai :p
    *bj

    ResponderEliminar