quinta-feira, 26 de janeiro de 2006

Paixão Renovada

Nascemos, choramos, surgem os primeiros dentes, brincamos, gatinhamos, aprendemos a andar, passamos a gostar de chocolates, iniciamos os estudos, crescemos, sentimos o desejo de amar... Alto!
Esta é toda uma sequência pela qual todos os seres humanos passam, já que são animais racionais. Existem algumas semelhanças entre os outros animais, só que, chegando à parte do sentimento de desejo e amor, os animais digamos que estam "programados" para acasalar. O verbo que descreve o que nós fazemos, é casar. Bastante diferente.
Lá estamos nós, jovens, sentados no banco habitual, a ver as miúdas passar. Verdade é que vemos sempre a mesma coisa, e possivelmente temos impulsos que não conseguimos controlar, que são do género "És grossa! ; Toda boa! ; Ai c'a ganda ...". Isto é pura e simplesmente "gozar", ou às vezes é mesmo sentido o desejo sexual. Talvez a culpa seja das mulheres, que nascem giras.
É isto que verdadeiramente queremos? Talvez não. Existiu a lei da oferta e da procura. Actualmente, há oferecidas (os) e desesperados (as). Dois tipos diferentes e ao mesmo tempo semelhantes. Porquê, pergunta você? É simples. Não vão a lado nenhum com isso. O que há a fazer, então? Viver, e esperar que aconteça. Já referi em textos anteriores que os amigos são fundamentais para gostarmos de estar cá. Mais uma vez, sublinho isso.
Mas não é que chega o dia? Sem sequer nos apercebermos, lá está. É a pessoa pela qual tanto esperámos! Todavia, não a vemos. Pode ser que ela nos veja a nós. Temos de aprender a gostar das pessoas às vezes. E gostamos, são nossos amigos.
O que nós procurávamos foi finalmente encontrado. Amor para a vida, alguém que, se for desperdiçado, sai de coração partido por um idiota, ou uma idiota. E tendo encontrado, por fim, essa pessoa, vamos ter uma união. É de um perfeito insensível expressar sentimentos que lhe ocorrem nos primeiros tempos, para depois de o brinquedo estar usado, não se querer brincar mais com ele. Passa a haver uma rotina. Usa-se, desusa-se.
Até nos casamentos mais felizes isto chega a acontecer. A pressão do trabalho afasta-nos da família. Temos uma mulher grávida que apoiamos até ao nascer do rebento, depois, ela que resolva o problema. Tenho muito trabalho a fazer, logo, tu também tens de trabalhar.
Não pensemos assim. Pensemos que a vida a dois não acabou, nem nunca acaba. Só há mais uma pessoa ou duas que tem as suas exigências, mas... De resto, continua tudo igual. Senão, façamos com que a paixão se renove. Deve ser único sentir que alguém constantemente se reapaixona pela pessoa com quem vive quase há décadas.
Devíamos fazê-lo, sim. E não, isto não é dirigido a ninguém em especial.

4 comentários:

  1. tá bué bom...
    eu tb kero ter geituh para escrever!!!!!
    LOOOOOL
    jkssssssss

    ResponderEliminar
  2. Meu caro James, podem dizer o que quiserem de ti, mas tu deves sempre ter a certeza da pessoa boa que és! Isto saiu-me agora porque estava a pensar, que ganhamos sempre em sermos nós mesmos! Para quê fingirmos que somos o que não somos, quando existirá sempre alguém que gostará de nós pelo que somos. E tu és grande Tiago! Lol
    Por isso vê la se continuas sempre com esse estado de espírito sempre para cima, com a moral sempre animada, sempre a brincar, a saltar, a "esquisofreniar"!!
    E obrigado, obrigado pelo amigo que és, e obrigado por todas as vezes que me "emprestas" os teus ouvidos =), sei que são muitas, por isso agradeço-te imensas vezes!

    Já te vejo como um irmão, alguém em quem confio cegamente, e ganhar a minha confiança desta maneira é difícil, acredita!

    Ficai bem, e na Paz do Senhor!!

    ResponderEliminar
  3. Mais do que "jeito para escrever", sabes a minha opinião sobre este assunto, não é assim "James"!?;) Adorei, mesmo sinceramente, e não diria melhor;) Espero que sejas muito feliz, porque tu mereces (e todos nós, não é assim?)!
    "Senão, façamos com que a paixão se renove. Deve ser único sentir que alguém constantemente se reapaixona pela pessoa com quem vive quase há décadas.
    Devíamos fazê-lo, sim." Este é o excerto que gostava de salientar e que, no fundo, diz tudo... Espero que um dia vocês também ponham isto em prática e tirem proveito das vossas próprias lições=)Muitos jinhos para vocês todos*************************

    ResponderEliminar
  4. pa ja disseram o essencial k ha a dzr sobre este texto:LINDO, MAGNIFICO!!!!
    confesso c este texto cheguei msm a ficar deprimida...pa este excerto: "Existiu a lei da oferta e da procura. Actualmente, há oferecidas (os) e desesperados (as)" LOOOOOOOOOOL!Meus Deus Titi, nos termos em k tu metes as coisas..pa mas ate tens razao..e verdd, ha k ser sincero ne?...c essa frase metest-m a pensar e isso fez c k chegasse mais uma x à conclusao k pertenço ao segundo tipo...enfim..mas ha k ver o lado positivo..pelo menos n s é do primeiro tipo..enfim..deixa la isso!eu hj tou um bocado parva, n ligues, deve ser d so ter dormido 4horas...td à pala d uma festa a k s calhar n tinha ido s os dois malucos k escrevem magnificamente neste lindo blog n m incentivassem tanto a ir ;) mais uma x bigada migos, fez-m bem..apesar d estar d rastos...LOOOOL!!!
    Mas tb houve uma coisa k m fez rir imenso neste texto:"passamos a gostar de chocolates" LOOOOOOL eu acho k ja nasci a gostar d chocolate...e isso vê-s xD
    Antes k eu ou a marg pudessemos perg, tu adiantast-t:"E não, isto não é dirigido a ninguém em especial."...n m convences! la por seres bom actor... n ker dzr k m enganes....aki ha dama....xD...e eu vo descobrir kem é (ou entao n) :P
    va xauzito, k isto ja ta a ficar mt grande...é uma compensaçao, ja k tu dzs k tens sentido a minha falta aki a comentar (sorry!) ;)
    **************fica bem migo :D

    ResponderEliminar