sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Um Passeio, Um Café e Arte Mista


Helena Almeida, Eu Estou Aqui #1, #2 e #3, 2005


Este tríptico, tal como o nome indica, é composto por três momentos distintos.
Olhando para o primeiro momento, consigo associar a figura em que o tríptico se foca a Agave, numa altura em que esta já está consciente do filicídio cometido. As vestes de negro e os tons escurecidos da fotografia levam também a uma associação com a temática da morte. Imagino, nas mãos apontadas em direcção ao chão (1.ª fotografia), a cabeça de Penteu. O rosto escondido que também está direccionado para o chão leva a crer num sentimento de desespero perante o suposto "troféu" que Agave traria.
No segundo momento do tríptico, a raiva apodera-se da figura. Ao observar esta fotografia, fiz uma associação por ventura um pouco macabra, mas a boca aberta de raiva com uma mancha vermelha levou-me a pensar na brutalidade do assassinato de Penteu, que envolveu a perda do seu sangue, uma vez que foi todo desfeito não só pela mãe, mas também pelas outras Ménades.
Por fim, no terceiro momento, visualizo uma Agave que se esconde de novo perante a tragédia por si cometida, ainda que em delírio, e que se prepara para se levantar e abandonar a cidade.


Sherrie Levine, Pyramid of Skulls, 2002


Os doze retratos que compõem esta obra, como se pode observar, são todos iguais. A relação que estabeleci entre eles e As Bacantes, de Eurípides, não se prende com o número de retratos, mas sim com o número de caveiras representado num só retrato à escolha: três. Três caveiras, uma para cada um dos elementos da família, que intervêm directamente na acção: Cadmo, Penteu e Agave. O tema dominante desta obra volta a ser, claramente, a morte.
Mas desta vez é possível distinguir dois tipos de morte diferentes: em primeiro lugar, a morte física de Penteu, cuja cabeça é decepada do resto do corpo pela sua mãe. Em segundo lugar, existe a morte por vergonha, associada a Cadmo e a sua filha, Agave. O primeiro é obrigado a partir de Tebas, devido à sentença de Diónisos, e a segunda é obrigada também a partir para o exílio.

Sem comentários:

Enviar um comentário