segunda-feira, 2 de abril de 2007

Esta Última Semana

Tomo consciência da minha respiração... Bocejo... Recupero o fôlego e volto a aninhar-me nos lençóis...
Entreabro os olhos e olho para o tecto branco, para as paredes do meu quarto, paredes que foram amigas nos últimos dias...as únicas...
Levanto-me devagar, e meto à garganta um gole de água para afastar a secura...mal consigo engolir...
Saio da cama a cambalear, cheio de tonturas, mal consigo ficar quieto em pé...por momentos sinto a terra a mover-se debaixo de mim, ou serei eu que perco o equilíbrio?

Este tem sido o meu estado nos últimos dias...adoentado, febril, desiquilibrado (um pouco mais do que costume)...sem ânimo e sem vida...fatigado com os mais pequenos esforços e frustrado comigo mesmo por não poder agarrar todos os momentos da pausa laboral!
Porque estou de férias mas doente, e por isso não vi mais do que as paredes de minha casa, e durante dois dias apenas as do meu quarto! Tornei-me claustrofóbico! Na última noite já não conseguia dormir de jeito, devido à dor de cabeça que me atormentava! Eu precisava de sair!! Sentia-me prisioneiro da minha própria casa, e pior, prisioneiro da minha própria mente!
O pior deste estado doente, não é a doença física em si, é a insanidade mental que se instaura em mim por estar trancado, sem ter uma janela por onde respirar ar puro e fresco, sem ter nenhuma porta por onde fugir e correr livre como o vento!
Aprendam isto sobre mim: sou viciado na liberdade! Em todos os seus aspectos! Agora imaginem um animal selvagem seja ele qual for, habituado a correr pelas savanas, a nadar pelos mares, a voar em direcção a novos horizontes...imaginem-no trancado, adoentado, febril, num espaço confinado, proibido o que lhe é natural: ser livre. O que acontece ao animal é que ele começa a endoidecer, isto no homem. O homem, privado de "socializar", enlouquece! E este efeito em mim antecede-se!

Torno-me paranóico, olho para qualquer canto da casa à procura de um "furo" no prédio...olho para a minha janela de quarto andar como uma porta para os campos verdejantes... Cada vez que a porta da rua se abre é uma tentação...correr e empurrar todos os que se puserem à minha frente, isto para poder apenas sentir o asfalto nos meus pés... E cada vez que se volta a fechar é uma tortura para este pobre animal, que ouve o som da liberdade ser abafado pelo fechar impetuoso da porta!

Mas, à primeira oportunidade, saio! E saí, assim que me senti melhor saí, como um miúdo pequenino, a correr desalmado, a fatigar-se rapidamente mas ficando feliz com as galopadas atrás da bola, com as reviengas nos adversários, com os remates tortos, até com as velhas dores do ofício!

E pronto, a mente lá voltou ao lugar e pude voltar a respirar fundo e fresco, todo eu. Assim, tive a certeza que já estou bom, e pronto para tirar proveito desta pausa laboral!

6 comentários:

  1. LOOOl Tu seguiste o meu conselho!!!=D oh yeah! Está engraçado o texto, principalmente a parte que comparas a tua situação a um animal fechado, aí nota-se bem a tua aflição...lol
    E eu? Será que já estou enlouquecida? Ou como tu dizes não posso ter suadades do que nunca tive? Ficam estas duas questões horrendas...lol Vais ter que começar a ter mais cuidado com a "bola" porque vês não te fez nada bem...bjocas =D

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que já estás melhor!

    Mas se tu ficaste assim, na tua própria casa, por uma semana, imaginemos quem (humano ou não humano) é fechado numa jaula/gaiola para toda a sua vida...

    E o mais triste é pensar que não consigo tirar a pobre da minha tartaruga do aquário... Qualquer dia levo-a para a escola e deixo-a no lago! lol

    ResponderEliminar
  3. Passei para desejar uma boa Páscoa

    ResponderEliminar
  4. ai Ricky, Ricky! N consigo imaginar a pessoa mais viciada em liberdade à face da Terra nessas condições =/ deve sido msm "blarch", cm diria a nossa sara lólo

    bom, ao menos ha k ver a parte positiva: conseguiste fzr um bonito texto sobre essa má experiência.

    outro aspecto ainda mais positivo, é o facto da criancinha k há em ti ter d novo essa tao desejada liberdade para andar por ai ;) (a primeira coisa k tinhas k fzr era logo jogar à bola?? ohh por favor! hummm =P
    tinha k ser...o msm Ricardo d smp, isso ker dzr k tas totalmente recuperado xD ;)

    enfim, fico contente por ver k ja tas bem e k recuperastes toda essa força e alegria d Viver!

    *=)* resto d boa pausa laboral e Boa Páscoa

    ResponderEliminar
  5. Oh, pá! Cala-te lá com os lirismos, que já 'tás todo fino!

    Não um "abralho", como diz o Penim, mas um Abraço!

    ResponderEliminar
  6. obrigada por me acompanhares, por tomares conta de mim. és tu e isso basta. adoro-te !

    ResponderEliminar