quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Portugal e as Fitas de 16mm

Nunca me deparei com semelhante ultraje em toda a minha vida. Este país é de tal forma imbecil, estúpido e atrasado mental que quase que me dá nojo de viver aqui.
Estes pseudo-técnicos azeiteiros estudantes de Cinema são absolutamente incríveis. Julgam possuir um grande peito repleto de arte e saber, quando são a coisa mais incrivelmente absurda a caminhar sobre esta terra.
A estratégia é muito simples: desenvolvem um projecto com guidelines fornecidas pelo professor responsável, pegam numa câmara para fazer uma maquete e lançam o casting ao público, com o intuito de se fazerem libertinos e democráticos, após terem dactilografado uma história sem qualquer pé ou cabeça.
O actor que está em formação numa escola específica para tal fica a saber do casting, interessa-se por ele, uma vez que pretende juntar mais um nome de um filme à secção de Cinema do seu curriculum vitae, e parte em direcção ao Campo Grande na sua viatura, nada mais, nada menos, para perder o seu tempo e o seu gasóleo.
O objectivo dos pseudo-realizadores, produtores e etc.? Obter um número algo considerável de pessoas que preencheram as fichas de inscrição para o professor responsável estar de cu aberto a presentear os seus alunos com elogios.
Entra, portanto, o interessado num estúdio de duvidosas condições, depois de ser chamado. A equipa apresenta-se, diz o que pretende, e o interessado lê com eles um excerto do texto. No final, depois de concluída esta árdua tarefa, o interessado é convidado a improvisar para um bando de idiotas que designei no início do parágrafo como sendo a "equipa". Até parece que eles, artistas de valiosíssima qualidade, têm noção do que é saber representar. Tendo mesmo a dizer que parece que o interessado está a passar de novo por uma prova de admissão em que a sua capacidade de improviso é avaliada. A questão é que, nesse tipo de provas, os avaliadores sabem efectivamente o que estão a pedir não é caso deste pessoal.
No final, dão a entender com um ligeiro aceno de cabeça e um sorriso algo retorcido que o candidato interessado tem alguma hipótese.
Mas mais fantástico do que isto é o candidato realizar o casting em conjunto com outras pessoas, o que é absolutamente extraordinário, faltando-lhe apenas o prefixo (extra-). O interessado é questionado sobre a sua formação, algo que é completamente irrelevante para o assunto em questão, e é seguidamente questionado uma vez mais, relativamente à personagem que sente que seria capaz de desempenhar. É fantástico que consiga dizer "todas", porque significa que o actor é polivalente e consegue fazer tudo e mais alguma coisa. Segue-se, portanto, uma leitura expressiva, tal como se pretendia, do texto. Enquanto isto acontece, os adversários que entraram em conjunto o candidato não podem dar largas à sua inspiração, porque estão bloqueados. Se, por ventura, forem a ler de uma forma parecida à da primeira pessoa, são imediatamente rotulados como imitadores sem qualquer imaginação. E ainda enquanto isto sucede, são todos filmados de diversos ângulos para ver qual é que tem o nariz mais bonito para figurar à frente de uma objectiva.
No final, os candidatos saem todos contentes e confiantes para, meses mais tarde, virem a descobrir que perderam o seu tempo, o seu combustível, o seu dinheiro e a sua paciência, porque os escolhidos para as curtas-metragens para as quais realizaram o casting são pessoas com uma imagem e um nome já construídos e conhecidos do grande público.
Ora, com tanto filho da puta assim, mais vale vaguear por outros lados em que a capacidade de representação seja valorizada e em que a oportunidade de novos talentos possa surgir livremente, sem a preocupação do envio de uma foto de rosto e de corpo.
Três vivas a este país de hipócritas e retardados!
Hip, hip, horray!
Hip, hip, horray!
Hip, hip, horray!

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